METODOLOGIA DE ENSINO DA GINÁSTICA


Considerando o contexto histórico da ginástica, analise as afirmações abaixo:

 

     I. Independente do tratamento dado a ginástica ao longo dos tempos, não podemos perder de vista que o seu núcleo primordial foi a esportivização e com os avanços científicos, sobretudo da fisiologia e biomecânica, a ginástica incorporou modelos, formatos e atingiu a arte, a alegria e o entretenimento a partir do século XX.

     II. A denominação ginástica, inicialmente utilizada como referência à todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variavam desde as atividades necessárias à sobrevivência, aos jogos, ao atletismo, às lutas, à preparação de soldados, adquiriu uma conotação mais ligada à prática do exercício físico a partir do aparecimento dos métodos ginásticos.

     III. A ginástica, contribuiu para uma “redescoberta” dos exercícios físicos, os quais foram despertados em uma sociedade diferente da anteriormente proposta uma vez que os aspectos naturais são substituídos pelos industrializados e as pessoas passam a viver em conglomerados sem muitas condições de salubridade, além de usarem roupas que não possibilitam o movimento expansivo por serem excessivas e apertadas.

     IV. O período da Idade Média foi marcada por uma nova forma de pensar os exercícios físicos, fazendo ascender uma nova filosofia com respeito ao corpo e seus cuidados.

     V. As acrobacias eram realizadas por artistas de rua, equilibristas, bailarinas, palhaços, contorcionistas, anões ou funâmbulos do mundo do circo, eram desprezadas pela nobreza e condenada pela Igreja, por ter um caráter de crítica social, pois desafiavam a ordem política e religiosa ao expressavam os reais sentidos e significados do modo de vida e valores vigentes.

 

 

Considerando as opções acima, estão corretas apenas as alternativas:


II – III – V
I – III – V
I – II – IV
I – VI – V
II – III – IV

Os Métodos Ginásticos surgiram em meados do Século XVIII com o objetivo de sistematizar e orientar a prática das atividades físicas. Apesar de surgirem em diferentes épocas e locais, tinham alguns objetivos em comum, EXCETO qual alternativa.


construir aparelhos de grande porte.
promover a saúde.
desenvolver a moral e higiene.
desenvolver a coragem , vontade e força.
regenerar a raça.

São consideradas capacidades condicionais:


Flexibilidade, Força, Velocidade de Reação e Equilíbrio Estático.
Coordenação Motora Fina, Equilíbrio Recuperado, Coordenação Motora Grossa e Equilíbrio Estático.
Coordenação motora fina, Agilidade, Força Limite e Equilíbrio Recuperado.
Força Máxima, Resistência Muscular Localizada, Agilidade e Velocidade de Membros.
Velocidade de Deslocamento, Força Explosiva, Equilíbrio Dinâmico e Resistência Aeróbia.

As variáveis que influenciam no desenvolvimento da capacidade técnica são:


O oferecimento (como se apresentam os exercícios).
A precisão (quantas ou como se deve acertar).
Todas as alternativas estão corretas.
A estrutura temporal (quando se realiza).
A frequência (quantas vezes se realiza).

Ao ensinar a ginástica para adultos, o profissional deve ter ciência de, exceto:


O professor só deve se preocupar em ensinar a técnica correta dos movimentos para os alunos que forem atletas.
O jovem adulto apresenta determinados padrões de movimento que podem dificultar a aprendizagem de movimentos muito técnicos, mas não a impedem.
O profissional que trabalha com este público deve estar atento aos conteúdos trabalhados e, principalmente como serão ensinados ou treinados, para que os alunos alcancem o seu objetivo almejado com a prática ginástica e desta forma não abandonem antes de atingir sua meta.
O indivíduo que tenha tido um amplo repertório motor na infância e na adolescência, tende a ter maior facilidade para o aprendizado de movimentos da ginástica.
Em se tratando do prática para a saúde ou para o lazer, a técnica dos movimentos devem ser exigidas pensando apenas no bem-estar do praticante e não no rendimento.

O conceito de ginástica é diferenciado de autor para autor, sendo complicado estabelecer um único conceito, como também não é possível desconsiderar que no decorrer dos tempos tem sido direcionada conforme os objetivos estabelecidos pelo momento histórico e ora servindo para a ordem militar e cívica, ora com fins estéticos, ora para a formação da criança entre outros. No entanto, é consenso entre os estudiosos da área da ginástica que do ponto de vista do praticante, independentemente do tipo, ela contribui para formação do ser humano em todos os âmbitos.

Considerando sua abrangência, qual alternativa NÃO corresponde ao conceito de ginástica.


se trata de um conjunto de exercícios ritmados e sistematizados por meio de movimentos repetidos para que sejam atingidos os ideais propostos.
a palavra de origem grega – Gymnikos  e francesa – Gymnastique – significa o conjunto de exercícios corporais individualizados, realizados no solo e sem o auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos de desenvolver a força, a flexibilidade, a resistência, a velocidade, o equilíbrio e a coordenação.
se refere ao conteúdo da Educação Física constituído de exercícios físicos metodologicamente organizados com objetivos formativos, preventivos, corretivos, compensatórios, estéticos e rítmicos, atendendo o ser humano em sua totalidade com ou sem o uso de aparelhos.
Nenhuma das alternativas anteriores
o termo ginástica (gymnos: nu) é criação dos estudiosos gregos, assim como as primeiras sistematizações de atividades físicas com vistas a trazer benefícios tanto para o corpo como para a mente.

Assinale a alternativa que não representa um exemplo de resistência na ginástica:


A manutenção do corpo estático com apoio sobre um pé na trave.
Uma série de movimentos  na cama elástica.
O espacato na Ginástica Artística, em que se realiza uma abertura das pernas apenas com o apoio do solo.
Aula de ginástica localizada.
Parar o movimento e manter a posição durante um período, durante o trabalho nas argolas.

Segundo a OMS (2010) para que o indivíduo seja considerado suficientemente ativo,ou seja, não sedentário, e submeter-se aos benefícios à saúde e qualidade de vida é recomendado que realize:


Pelos menos150 minutos por semana de atividades aeróbia com intensidades de moderada a vigorosa: andar, pedalar, nadar e correr.
Pelo menos 50 minutos por semana de atividades aeróbia com intensidades de moderada a vigorosa: andar, pedalar, nadar e correr.
Pelos menos150 minutos por semana de atividades aeróbia com intensidades leves como: andar, pedalar, nadar e correr.
Pelo menos150 minutos por semana de musculação com intensidades de moderada a vigorosa.
Pelo menos15 minutos por semana de atividades aeróbia com intensidades de moderada a vigorosa: andar, pedalar, nadar e correr.
Na história da humanidade, o exercício físico e a ginástica passaram de recomendação médica, atrelada à ideia de eugenia da população, a uma busca pessoal por ajustar o próprio corpo aos padrões de beleza difundidos pela mídia. Sobre o assunto, assinale o que for CORRETO.

Até meados da década de sessenta do século passado a ginástica pela televisão era a única forma de divulgação e execução para além da escola.
na segunda metade do século XX, a prática de exercícios físicos para a mulher – como a ginástica – era considerada importante, pois fortaleceria o corpo daquelas que gerariam filhos fortes para servirem à nação, promovendo a eugenia no país.
a partir da década de 1970, a mulher conquistou a possibilidade de novas práticas corporais até então não recomendadas para o sexo feminino, como é o caso da ginastica para todos.
nos últimos trinta anos, a mulher está inserida na cultura do fitness, tido como um conjunto de dispositivos que opera em torno da construção de uma representação de corpo que busca saúde e beleza, assim como bem-estar, qualidade de vida e vida saudável.
a partir do final da década de 1930, a mulher passou a frequentar as academias de musculação, divulgadas a partir do rádio.

As capacidades coordenativas são qualidades que permitem organizar, regular e controlar os movimentos. Assinale a alternativa correta:


coordenação motora refere-se à combinação dos movimentos do corpo para criar uma ação pretendida, englobando a cinemática (como a direção espacial) e a cinética (força).


A coordenação motora é entendida como a capacidade máxima que uma pessoa tem de mover os seus membros superiores e/ou inferiores tão rápido quanto possível.


A corrida que antecede o salto sobre a mesa necessita de uma boa coordenação motora fina do ginasta.


O equilíbrio recuperado pode ser exemplificado por um indivíduo que se movimenta de um ponto a outro da trave, ou seja, acontece durante as ações de movimento.


O equilíbrio dinâmico é a habilidade do corpo em manter-se em certa posição estacionária.

Páginas: 123456